Relações sexuais podem ser mais benéficas do que parecem

Extrapolando um pouco os padrões de pudor, podemos logo dizer que sexo é bom e quase todo mundo sabe. E além de prazer, a atividade também pode ter efeitos positivos para o corpo e a mente. De acordo com a terapeuta e especialista em sexualidade humana, Antonieta Mazon, fazer sexo garante bem-estar e oferece diversos benefícios, como melhora do sono e da aparência, combate ao estresse, diminuição da fome e até proteção contra gripes.

sunset-691995Agora pode aceitar isso como um fato, sexo faz bem para a saúde! O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres em uma relação. Diariamente os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde. “O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias”, afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO. Confira alguns dos benefícios:

– Alivia as crises de enxaqueca
– Melhora o aspecto da pele
– Alivia as cólicas da TPM
– Melhora o sono
– Diminui o estresse
– Diminui os riscos de infarto
– Queima calorias
– Aumenta a imunidade

“Durante a atividade sexual, um grande potencial de energia é acionado, gerando uma descarga energética capaz de relaxar e diminuir a ansiedade. O ato libera hormônios que promovem sensações prazerosas, podendo gerar expressões faciais e corporais que traduzem estados de felicidade e alegria. Os cabelos ficam, em geral, um pouco mais volumosos. É por isso que quando estão excitados ou depois que fazem sexo, os parceiros costumam apresentar aspecto mais saudável e vivaz, contribuindo para que ambos se sintam mais belos e atraentes”, esclarece Antonieta. E, ainda, há pesquisas que relacionam a maior frequência sexual com a redução de infartos, à diminuição de derrames, à menor incidência de câncer de próstata e uma melhora considerável no sistema imunológico. E como se isso não bastasse, o sexo também pode diminuir a fome, pois no momento do ato ocorre a liberação de um tipo de anfetamina no corpo, que regula o apetite.

Mas o que acontece exatamente com o corpo na hora do sexo?

Durante a excitação, a mulher produz o estrogênio e o homem a testosterona, hormônios que preparam os parceiros para o ato sexual. Diante desta inundação de substâncias químicas, a circulação sanguínea aumenta, o coração acelera, os pelos eriçam, a pele enrubesce e a região genital se dilata, devido à grande concentração de sangue. Nessa hora, outra substância começa a ser liberada no organismo: a endorfina, responsável pela sensação de prazer e satisfação. A liberação máxima desta substância ocorre durante o orgasmo, momento no qual todas as células nervosas do cérebro “descarregam” seu conteúdo bioquímico no corpo, promovendo um estado de relaxamento físico total.

“Este prazer gerado na atividade sexual é também fundamental para o bem-estar psíquico, pois é capaz de aliviar tensões, combater o estresse, aumentar a autoestima, o ânimo e o bom humor. O sexo deixa os amantes num estado de felicidade consigo mesmo e com os outros, promovendo um relaxamento e uma sensação fantasticamente prazerosa”, comemora a terapeuta.

Uma vida sexual ativa aumenta a longevidade!

O sexo melhora a expectativa de vida das pessoas e promove a tonificação de vários músculos do corpo humano, como pélvis, abdômen, braços e pernas. “Durante a relação sexual, há uma diminuição da pressão sanguínea corporal e um aumento da circulação, combatendo assim o mau colesterol. A atividade ainda traz relaxamento, combate o estresse da vida moderna e, consequentemente, promove melhor qualidade da saúde integral. Isso tudo aumenta a expectativa de vida da pessoa”, conclui a terapeuta. Contudo, a especialista defende que a quantidade de sexo depende exclusivamente do desejo do casal e quando houver um descompasso entre o desejo de ambos, é preciso investir no diálogo, para que todos fiquem felizes e satisfeitos.

blonde-873778 - CopiaAtenção mulheres, o sexo pode ser muito benéfico para vocês!

Ao que tudo indica, os benefícios do sexo podem ser sentidos ainda com mais intensidade entre as praticantes do sexo feminino. Na mulher, a atividade pode diminuir a TPM e as cólicas menstruais. Isso acontece por que durante o ato sexual o corpo libera endorfinas e serotonina, além de aumentar a circulação sanguínea na região do períneo, por meio dos exercícios físicos vigorosos do sexo. Tudo isso gera uma sensação posterior de relaxamento, prazer e bem-estar.

“Na fase da excitação, o corpo da mulher libera um chamado estrogênio, que faz bem para a pele, tornando-a mais viçosa e menos flácida, além de melhorar o aspecto do cabelo, que fica mais brilhante”, analisa Antonieta.

Achou essa matéria útil? Gosta de acompanhar o Phytomais Blog? Entre em contato conosco!!!

Fonte: Minha Vida e Personare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *