5 passos para uma vida com mais qualidade, parte 2, respirar!

Não é de hoje que vemos pessoas sofrendo do mal do século, as doenças psicológicas. Existem várias formas de evitar essas doenças, dentre elas, há algumas dicas que podem deixar a vida um pouco melhor de ser vivida.

Comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, entra tantas coisas, são os principais passos, e isso já sabemos, o que complica é quando além disso os especialistas acrescentam dietas extremamente complicadas, pedem a existência de uma rotina que ao primeiro olhar chega a parecer um absurdo. Ontem tivemos a primeira parte da matéria, sobre o sono, você pode conferir aqui.

RespirarRespire bem:

Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar. Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

Tomar consciência da sua respiração fará seu ritmo natural melhorar, é por isso que muitas técnicas de meditação incluem o domínio sobre a respiração. Ainda, a psiquiatra Tatiana Facchin comenta que perceber e exercitar a respiração é uma das formas de ficar mais conectado ao presente, menos vinculado ao passado e preocupado com o futuro, além de melhorar a concentração. Parar alguns segundos ao longo do dia para observar a respiração faz com que a mente se acalme e isso faz o cérebro pensar melhor. Olhamos mais para nós mesmos e aproveitamos melhor nosso tempo e nossa energia.

Além de manter a mente calma, é necessário dar conteúdo para que ela se mantenha ocupada, ativa, nisso podemos incluir um trabalho sadio, estudos, manter bons relacionamentos com a famAmigosília e cultivar amigos.É extremamente perceptível os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Assim como respirar bem, possuir uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que se imagina. Quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive sozinho. Para alguns pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade, fumo ou sedentarismo.


Outras duvidas:

Quais as consequências de uma respiração mal feita?
São inúmeras as consequências de uma má respiração. De um modo geral, as pessoas que respiram mal reduzem a resistência física, são candidatas ao enfraquecimento e a diversas doenças, inclusive cardiovasculares. Algumas doenças de fundo mental e emocional, como depressão, ansiedade e medo, insônia, confusão mental e tantas outras, podem ter a má respiração como uma de suas causas. A falta de oxigenação no cérebro interfere negativamente na memória e concentração, produz tensão e irritabilidade, acelera o envelhecimento das células. A respiração de má qualidade agrava os problemas de alergias, asma, bronquite, sinusite e contribui para o aparecimento de varizes, pois prejudica o fluxo sanguíneo.

Fonte: Yoga Brasil, Zh Vida e Minha Vida

Veja a primeira matéria aqui!
Acompanhe ao longo dos próximos dias a continuidade da matéria!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar? Use o espaço abaixo para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *