Esporte pouco conhecido no Brasil, mas que nos últimos anos vem ganhando força nas areias brasileiras. Foi criado na Itália há mais de 30 anos como atividade recreativa para a socialização dos praticantes. Em 1996, foram introduzidas algumas regras semelhantes às aplicadas no tênis, as dimensões da quadra e inclusão na fundação da International Federation Beach Tennis (IFBT) e desde então a modalidade se modernizou. Por ser um esporte ainda novo, ainda são feitas adaptações para melhorar o jogo e deixá-lo mais dinâmico e atrativo.
Local de jogo
As medidas oficiais e padronizadas no mundo inteiro são:
16 metros x 5 metros – Jogos simples (com um só jogador)
16 metros x 8 metros – Jogos em duplas
Altura da rede de Beach Tennis:
1,70 metros (ou 170cm)
O piso é de areia, em condições de calor excessivo, é recomendável molhar a quadra periodicamente para evitar que a temperatura da areia fique muito elevada.
As marcações são feitas com linhas que podem ter de 2,5 cm a 5 cm de largura nas laterais. Não existe regra quanto à cor das linhas. Aconselha-se apenas que elas sejam todas da mesma cor e que contrastem com a tonalidade da areia.
Materiais
Não se usa as mesmas raquetes do tênis, para o Beach Tennis as raquetes são específicas. Não tem cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite, no máximo, 50 cm de comprimento, 26 cm de largura e 3,8 cm de espessura. Na superfície utilizada para fazer o contato com a bola, o comprimento não pode exceder 30 cm e existem furos que variam de 9 mm a 13 mm de diâmetro, feitos para reduzir a resistência do ar e tornar o movimento mais fácil de ser executado.
Para as areias a bolinha é despressurizada (soft). Inicialmente, era usada a bola verde que é 25% mais lenta se comparada à bola tradicional de tênis. Porém, para deixar o jogo mais lento e os pontos mais longos, a bola de cor laranja, que é 50% mais lenta, tornou-se oficial dos torneios do circuito profissional da ITF.
Formas de disputa
Nas competições profissionais e amadoras, os jogos de simples são disputados apenas entre jogadores do mesmo sexo. Nas duplas, além das categorias masculino e feminino, existe as mistas.
Dinâmica do ponto e contagem
Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la cair na areia. Nos jogos de duplas, cada equipe também terá direito a apenas um contato com a bola. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: (1) erro na rede; (2) queda da bola na areia – a marcação de quadra define a bola como dentro ou fora; e (3) imposição de algumas regras – exemplo: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço.
O sistema de pontuação é parecido com o tênis: 15 / 30 / 40
A diferença é que não tem vantagem. Quando chegar no 40 iguais quem fizer o próximo ponto ganha.
Todos os golpes usados no beach tennis são herdados do tênis.
Esse esporte vem ganhando muitos praticantes por ser acessível para todos e possui uma curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Para quem já pratica tênis é uma grande vantagem e você pode já entrar em competições.
Muitos jogadores dizem que o Beach Tennis melhora também as técnicas no tênis. Mesmo que você nunca tenha jogado tênis, pode aprender tranquilamente a se dar bem nas areias. Além de ser um esporte prazeroso, traz vários benefícios para a saúde.
Fonte: Esporte de Areia; Tenis Uol