Verdades e mentiras sobre a ingestão de água

Cansados de ouvir que é essencial tomar água várias vezes ao dia, por vezes, acabamos ignorando essa necessidade, ainda esquecendo de tomar a água, ou até mesmo deixando pra depois quando bate a sede. Para não restar mais dúvidas, se é ou não importante, esse texto vem demonstrar alguns mitos ou verdades a respeito desse tão necessário líquido.

 
Tomar águaPrimeiro, é importante beber água mesmo sem ter sede, alertam os especialistas, afinal, uma pessoa normal suportaria cerca de 200 dias sem comer, enquanto que sem líquidos o corpo começa reagir após 36 horas!

É realmente necessário beber 2 litros de água por dia?
Sim. “A média diária necessária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros – ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal” explica Natália. Mas não é necessário levar essa informação ao pé da letra, visto que o corpo ingere líquidos através das frutas, verduras e legumes (Importantes também por variados motivos, que são saudaveis ao corpo). Assim sendo, a medida de dois litros é apenas uma média, a real necessidade de água pode ter uma pequena variação de indivíduo para indivíduo.

Tomar água gelada queima calorias? Essa queima é suficiente para emagrecer?
Sim e Não. Quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo. A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. “Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo.
Porém, acreditar que água gelada é a solução para a perda de peso é errado, visto que a queima calórica é pequena. São em média 35 calorias para cada 1 litro de água ingerido.

cup-939479Atrapalha digestão beber água durante a refeição?
Não exatamente. “Não existe embasamento científico para justificar essa afirmação”, diz o médico da Unifesp. Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa se sentir mal e poderia prejudicar o processo digestivo.

Ainda sobre emagrecer, tomar água em jejum irá auxiliar?
Não. Hidratar o corpo em jejum é importante, mas não para esses fins. Todavia essa hidratação irá restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação. Ainda, beber água provoca uma distensão gástrica. Somados, esses fatores podem proporcionar uma sensação de diminuição da fome. Com menos fome, menos comida seria ingerida e consecutivamente colabora para a perda de peso.

Água com gás engorda igual refrigerante?
Não. “Embora os dois líquidos contenham gás carbônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes”, explica Natália Dourado. O que faz o corpo engordar não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida. Além de que o refrigerante contém grande quantidade de sal, isso prejudica a saúde e, infelizmente, a boa forma também. Em outras palavras, não troque a água pelo refrigerante!

Beber água faz bem para a pele?
Sim. Uma pele bem hidratada elimina as toxinas produzidas pelo organismo com mais facilidade, através da urina e suor, assim, ela fica com uma aparência mais saudável, afirma a nutricionista Natália.

É necessário beber água mesmo sem ter sede?
Sim. Principalmente no inverno! Quando a percepção de sede diminui, mas ainda assim o corpo necessita da água. É importante manter o hábito de tomar vários copos ao longo do dia (Aproveite para tomar água toda vez que levantar para dar uma volta, ou respirada, conforme vimos na matéria “Matéria 5 passos para uma vida com mais qualidade“). Quando temos sede é porque nosso organismo já está sentindo a falta do líquido.

Ficou alguma dúvida sobre tomar água? Tem comentários a fazer? Você é especialista na área, comente algo para nós!

Fonte: Saude.ig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *