Porque as mulheres sofrem com a TPM?

Todo mundo um dia pode sofrer com a TPM, mulheres e indiretamente até os homens.  A Tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela.

A concentração dos hormônios sexuais nas mulheres varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, hormônio feminino produzido pelos ovários,  que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona, hormônio feminino. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação. Sendo assim, a cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.

A mulher pode sentir de tudo: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. Ela também chora fácil sem saber exatamente por que e pode explodir sem motivo.

Existem 3 fatores que podem explicar esses sintomas. O primeiro é o hereditário. Pessoas cujas mães apresentaram TPM têm maior probabilidade de desenvolver a síndrome. O segundo é o fator externo. A mulher pode não ter TPM se estiver atravessando uma fase boa da vida e a serotonina sendo produzida em quantidade adequada, mas pode apresentar se estiver passando por situações difíceis, como doença na família, dificuldades econômicas, divórcio, pressão no trabalho. Nesses casos, o nível da serotonina, que já deve estar baixo, cairá mais ainda na segunda fase do ciclo menstrual, quando for produzido o hormônio que o derruba mais ainda. O terceiro é o fator endógeno. Há mulheres mais sensíveis a mudanças hormonais e as menos sensíveis. Estas podem não ter TPM ou tê-la de uma forma mais gostosa.

Existem também casos em que a TPM pode parecer contínua, mas caso esses sintomas não desapareçam, não se trata de tensão pré-menstrual, isso estará diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

Você sabe como diminuir os sintomas da TPM?

O Óleo de Prímula da Phytomais Saúde auxilia na redução das as irritações diárias por conta das variações hormonais e até na menopausa, diminuindo as sensações de desconforto causadas por estas. Ele um famoso óleo extraído das sementes da prímula, uma planta nativa da América do Norte com especial ação na saúde da mulher.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *