Parte 5, a mais difícil: Fazer exercícios Físicos. Matéria 5 passos para uma vida com mais qualidade

Diariamente vemos inúmeras pessoas falando sobre ter uma vida mais saudável, sobre como melhorar a qualidade de vida. Quando vemos, isso parece até coisa de outro mundo, mas não é! Efetivamente, o que é possível fazer de imediato? O que dá para fazer sem apresentar tanto esforço? Foi o que você viu nas últimas 4 matérias do Phytomais Blog e acompanha o encerramento hoje nessa 5ª parte da matéria.

 

O essencial de tudo é “começar”, sim, pois a atitude de optar por hábitos mais saudáveis, manter a mente no lugar e fazer do seu, um dia melhor, são coisas que primeiramente já podem trazer, digamos, “mais qualidade” de vida, entre tantos variados outros fatores. Hoje, na última parte dessa matéria, falaremos um pouco sobre o inevitável, atividades físicas, visto que é de extrema importância para o corpo manter-se na ativa. Confira as outras matérias que já foram postadas aqui no blog!

stretching-498256Não passe o dia inteiro sentado ou deitado! Levante-se e mexa-se!

Os benefícios que uma atividade física podem trazer à saúde do organismo são incalculaveis. Tomar a decisão de não ceder ao sedentarismo significa de imediado evitar ou tratar doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia ao corpo. Claro, não é necessário sair correndo maratonas, se inscrevendo para os jogos olimpicos e afins. Você pode começar com leves caminhadas, como pode conferir na matéria “Caminhada e corrida ao ar livre” clicando aqui. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. Ainda, um exercício físico, mesmo que leve, pode fortalecer o cérebro! Durante os exercícios, o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas, em especial a memória, é o que afirma um estudo norte-americano recente, publicado na revista Neuroscience.

Ficar tempo demais sentado causa mais males que se pode imaginar.

Uma grande quantidade de tempo gasto sentado, pode encurtar a vida tanto quanto a falta de exercício físico, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer. Tudo porque quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Por isso, devemos controlar o tempo sentado.
Mais precisamente falando, não existe na medicina remédio que proteja contra doença cardiovascular ou câncer. Porém, a atividade física moderada ajuda e muito! O benefício é maior quando a pessoa sai do sedentarismo e começa a fazer uma atividade, é maior do que sair do moderado para o intenso, correndo riscos, inclusive, de causar lesões no corpo. Uma pessoa considerada sedentária tem mais chances de ganhar peso e com o tempo trocar massa magra por gordurosa e ainda, aumenta o risco de diabetes e colesterol, agredindo o coração. Enquanto que uma pessoa com vida ativa, que pratica exercícios físicos consegue manter o peso, a massa magra e aumenta o colesterol bom (Responsável por limpar as artérias e evitar o entupimento).

Apagar o cigarro e eliminar o vício também auxilia essa tarefa árdua de manter o corpo saudável!

O Cigarro não faz mal só para quem fuma, mas também para quem está ao redor,o cigarro causa males terríveis ao organismo, e deve ser evitado inclusive ao ficar nas proximidades de um fumante. Um estudo da University College London, do Reino Unido, descobriu que a exposição à fumaça do cigarro pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico e aumentar em até 40% os casos de sinusite crônica.
Pior ainda são os efeitos que o cigarro pode causar ao próprio organismo. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares. É um risco que não vale a pena, certo?

Outras duvidas:

Para quem precisa trabalhar sentado, qual a solução para manter-se em movimento?
Um simples alongamento pode trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural, o ideal é que para cada 1 hora trabalhando você fique 10min em pé. Aproveite para dar uma olhada na janela, tomar um copo d’água ou até mesmo fazer uma pausa para o lanche.

Atividades sexuais podem ser consideradas exercícios físicos?

Ter uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, sugere que fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal. Além de contribuir para melhorar o humor, relaxar o corpo, melhorar o aspecto da pele, aliviar o estresse e a TPM.

active-18975Veja a primeira matéria aqui!

Veja a segunda matéria aqui!

Veja a terceira matéria aqui!

Veja a quarta matéria aqui!

Você gosta de praticar exercícios? Compartilhe sua experiência!

Acompanhou as 5 matérias para obter mais qualidade de vida, o que achou? Tem sugestões? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *