Outubro Cor de Rosa. Saiba mais sobre a conscientização contra o câncer de mama!

Em Outubro tudo se transforma em prol das mulheres. Prédios, fachadas, monumentos entre outros se iluminam com a cor rosa, mas você sabe o por quê?

Esse mês foi escolhido para uma campanha internacional, criada nos Estados Unidos, de prevenção contra o câncer de mama. O nome, Outubro Rosa, remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença.

A primeira iniciativa vista no Brasil, foi à iluminação do monumento Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em outubro de 2002. Até mesmo o Cristo Redentor já ficou rosa no ano de 2008.

Toda essa campanha tem como objetivo conscientizar a prevenção da doença, já que o câncer de mama é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Quando diagnosticado e tratado antecipadamente, o prognóstico é relativamente bom. Mas infelizmente, ele ainda é um tumor que tira a vida de muitas mulheres todos os anos.

Mas o que fazer para prevenir o câncer de mama?

  1. Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.
  2. Se houver suspeita da doença, com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas, deve ter o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
  3. As mulheres entre 50 e 69 anos devem se submeter ao exame de mamografia a cada dois anos.
  4. O exame de mamografia deve ser realizado em locais que têm certificado de qualidade. Todo serviço de mamografia deve participar de um programa de qualidade em mamografia. A qualificação obtida deve ser exibida em local visível às usuárias.
  5. Toda mulher deve saber que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, são formas de prevenir o câncer de mama, além da amamentação e da prática de atividades físicas.
  6. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

c42475429ec69bafc8c8470fa7b34730

A cada ano a adesão da campanha vem aumentando mundialmente, chamando a atenção para a realidade do câncer e a importância do diagnostico precoce. Fique atento aos sintomas e sinais você também e ajude a deixar o mundo mais rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *