Os indesejados roxos na pele

Por vezes, após uma batida no corpo, além da dor, fica o indesejável roxo. Dura dias mesmo quando já passou a dor imediata do impacto!

A lembrança da batida, além de dolorida e feia, na verdade é um hematoma. Mas, o roxo que fica visível é ocasionado justamente pelo impacto da batida. Acontece, devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos, veias ou artérias. A ação das hemácias são o que deixa o hematoma com a coloração forte e como não existem feridas externas (pois a pele não foi cortada), o sangue vaza internamente e se concentra na região machucada. Assim, ganha tonalidade diferente, em geral, roxa. Também é comum que a área inche. Quanto mais clara a pele e mais frouxo o tecido, maior é o hematoma.

O tamanho e a duração da mancha escura dependerão da parte do corpo atingida, da intensidade da batida e da quantidade de sangue acumulada.

roxoOs principais sintomas são dor, inflamação e descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão que pode ser muito sensível ao toque e, muitas vezes, é difícil usar a parte do corpo que foi afetada. Conforme o organismo os cicatriza, o hematoma muda para um tom azulado, em seguida, amarelo-esverdeado até regredir à cor da pele normal. Isso porque o sangue é composto por várias substâncias que, conforme são reabsorvidas pelos vasos sanguíneos, mudam de coloração.

Receitinhas caseiras, como aquela em que os adultos costumam apertar uma faca sobre o calombo (galo) na cabeça, não são recomendas. Uma observação importante: mesmo sem ter se machucado é possível que apareçam manchas roxas pelo corpo. Neste caso, é preciso procurar o médico para verificar se está relacionada a alguma alteração do sangue ou doença. Mas para isso, é importante ter certeza de que não se feriu ou caiu recentemente.

Caso contrário, fique tranquilo que o roxo logo sumirá. Para tanto, você pode fazer uso de pomadas e géis que acelerarão o efeito, como o AliviMais® da Phytomais Saúde, que contém a combinação de arnica com menthol, diminui a intensidade das dores e reduz o tempo que marcas de batidas e machucados ficariam no corpo. Utilizando o AliviMais® é possível acabar rapidamente com os sintomas causados por impactos indesejados e dores musculares.

Observações:
Sempre que o machucado for acima do pescoço é indicado procurar o médico. Por ser área muito sensível, é necessário avaliar se a lesão foi realmente superficial ou mais séria. Já nos braços e pernas tem de ficar de olho se a dor continua por vários dias. Nesse caso, é preciso checar se houve alguma fratura, além do hematoma.

Confira abaixo como o corpo normalmente reage a um hematoma:

hematoma2
As fases do hematoma. Foto: Reprodução/acciontotal

Fonte: Diário de Biologia

Para conhecer mais sobre o Alivimais clique aqui.

Tem alguma experiência para compartilhar? Alguma receita caseira? Já passou por alguma situação semelhante? Comente abaixo! Adoraríamos ouvir sua opinião… 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *