Melhor horário para se exercitar

Quando o assunto é exercício físico, você já deve ter percebido que cada pessoa tem seu horário. Você corre ao acordar, seu irmão vai a academia na hora do almoço, sua filha faz crossfit a noite. Saiba que o horário de se exercitar evolve mais fatores que a programação com a sua rotina. Mas afinal, existe um horário certo?

Cada indivíduo possui características própria como o ritmo cardíaco, a forma que o corpo regula os hormônios, a temperatura corporal e isso influencia o momento do dia em que a pessoa estará mais alerta e disposta para fazer exercícios. É o chamado relógio biológico.

Porém, cada horário do dia apresenta vantagens e desvantagens, em relação à prática de esportes, com as quais é preciso saber lidar para obter os melhores resultados nos treinos e não prejudicar a saúde.

Close up of athlete's legs running on the empty road at the sunsetSe o objetivo é perder peso, do ponto de vista metabólico e fisiológico, o mais recomendado é que o exercício seja praticado em horários distantes dos horários das refeições, segundo Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes à BBC. Nesse caso, o melhor é praticar esportes nas primeiras horas da manhã.
Além disso, exercitar-se pela manhã tem a vantagem de acelerar o organismo logo cedo, despertando mais rapidamente, pois faz com que o corpo produza hormônios e neurotransmissores, como endorfinas, que fazem você se sentir mais disposto e bem humorado. A recuperação também é melhor pois terá mais refeições após o treino, ao longo do dia. No entanto, quem escolhe o período da manhã deve ter cuidado com a alimentação antes da prática de exercícios: comer pouco ou de forma inadequada pode fazer com que sinta enjoos, fraqueza e até desmaiar. Por isso, é indicado que inclua os principais grupos alimentares como carboidrato, proteína, fibra e gordura e que se espere ao menos uma hora após o café da manhã. A desvantagem do exercício matinal é que, pela manhã, a temperatura do corpo tende a ser mais baixa, o que aumenta o risco de lesões e pode reduzir o desempenho do praticante.

Portrait of sporty topless man with weight looking at cameraJá quem gosta de se movimentar na parte da tarde conta com diversos fatores metabólicos que podem intensificar a potência física. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico e a temperatura do corpo, que costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite, ajudam o desempenho. Essa vantagem se aplica à musculação, e não para exercícios aeróbicos, como corrida. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Fisiologia, os exercícios nesse horário podem ajudar a otimizar os ritmos cardíacos, melhorando o sono à noite. O risco de lesões também é menor, já que o corpo responde mais rapidamente por estar desperto por muitas horas.

Se o seu horário é no período da noite, você deve tomar alguns cuidados. Praticar esportes pouco antes de ir para a cama pode tirar o sono devido à grande quantidade de endorfina liberada, que gera euforia. Algumas pessoas, no entanto, preferem o horário noturno e conseguem chegar em casa, tomar banho e dormir. Se você prefere não arriscar uma madrugada de insônia, o ideal é reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar. Outro cuidado que se deve ter é em relação à recuperação do organismo, que pode ser prejudicada por uma alimentação inadequada. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo.

Independente do horário, é primordial que a prática de exercícios seja um hábito. O ideal é que você experimente os horários que tem disponibilidade e veja qual deles sente mais disposição. Também é importante organizar um horário em que você tenha facilidade para cumprir as atividades e que não atrapalhe a sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *