Mas afinal, porque Novembro Azul?

Durante o mês de Outubro tudo fica rosa, mas em Novembro as cores mudam. O Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

A campanha foi criada na Austrália em 1999 com um grupo de amigos que teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. Com isso, a campanha se tornou um sucesso e o dia 17 de novembro foi considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Estatísticas indicam que esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens e o sexto mais frequente do mundo.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. Os sintomas mais comuns são: vontades repentinas e dificuldade de urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura. É importante lembrar que quanto mais cedo os cuidados com a saúde começarem, maiores as chances de prevenção.

Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, atividade física, e o controle do consumo de álcool, e não fumar, são alguns hábitos que podem diminuir os riscos da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *