Ler faz bem para o cérebro!

LivrosLer faz bem para a saúde… O hábito da leitura tem importante papel na saúde física mental e emocional, afinal, os leitores de “carteirinha” afirmam periodicamente que suas vidas são significativamente melhores se acompanhadas de uma boa leitura de um livro. 

Estimular o cérebro ao longo da vida, contribui para uma boa saúde mental na velhice. A leitura está entre esses estímulos, que deve ser feita desde a infancia e mantida até a idade mais avançada. A leitura além de exercitar o cérebro, aprimora a memória, estimula a imaginação, desenvolve a inteligência, o raciocínio e a concentração. Esse hábito é um dos segredos para se manter uma mente sempre jovem e ativa.


Tão importante quanto a saúde física é a saúde mental

crossword-puzzle-623064O cérebro necessita de exercícios diários, sejam eles a solução de problemas, a escrita, jogos de raciocínio lógico, ou uma simples e boa leitura, que promove tantos benefícios à mente que na maioria das vezes nem percebemos isso, além de levar a imaginação para outras realidades, fazendo viagens que por vezes não faríamos se não fosse através de uma leitura. E neste cenário da imaginação, com a atenção focada, é possível se distrair, divertir, e aprender muito mais, quer sejam novas culturas, ou conhecimento nas diversas áreas do saber, bem como permite melhorar o raciocínio e a interpretação dos fatos.

Quem possui o hábito da leitura enriquece o seu vocabulário e consegue desenvolver melhor as habilidades da escrita e da fala, isso é comprovado por variadas pesquisas, que ainda afirmam que através da leitura uma pessoa tímida, por exemplo, pode melhorar sua comunicação com outras pessoas ou até mesmo discursando diante de grandes públicos. Ainda, a leitura consegue fortalecer o pensamento crítico e isso permite dialogar de forma mais clara e inteligente sobre qualquer assunto, facilitando a comunicação e a expressão (novamente, usando fontes intermináveis do cérebro).

É importante estimular o hábito pela leitura logo na infância, dos seus filhos, netos ou parentes mais novos; tanto quanto deve-se estimular a si próprio. Por isso é fundamental a participação de pais e professores nesta fase. Uma vez desenvolvido e fortalecido esse hábito se manterá pela vida toda preparando a criança uma vida adulta mais responsável, consciente, culta e dinâmica. Quanto a nós que já estamos na fase adulta, devemos acrescentar na rotina diária atividades que possam contribuir para o seu desenvolvimento da mente, seja através da leitura de livros ou mesmo estimulando o cérebro em outras atividades. Uma pessoa saudável certamente é bem informada e pratica hábitos saudáveis. A mente que se exercita lendo, absorve melhor os conteúdos de qualidade, que curam a falta de informações e por consequência aprendem filtrar melhor aquilo que faz ou não faz bem para si mesmo. É por isso que ler faz bem para a saúde, e uma boa leitura pode ser uma opção de hábito saudável. É necessário abrir mão da preguiça, diminuir o tempo assistindo tv e sim, ler mais, é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo vantajosa, diminui o estresse, expande a mente, prende a atenção, além de ser um ótimo exercício para memória, representa mais lazer, diversão, conhecimento e cultura.

Outras duvidas:

Ler Faz Bem Para Todas As Idades! 
Ler faz bem para a saúde e para cada idade há um tipo de leitura e vocabulários característicos. Nós que já somos adultos, podemos variar entre a leitura de jornais, noticiários, artigos, revistas, livros, blogs, entre outros, tudo isso ajuda na formação do nosso caráter. Para os pequenos, vale a pena gastar um tempo na escolha de livros infantis que fortalecerão a personalidade deles, que ensinarão coisas sobre a vida em sociedade. De qualquer forma, em todas as idades o hábito deve ser estimulado, por isso muitas gestantes hoje em dia, possuem o costume de ler para os bebes já mesmo no período que estão na barriga.

Existem pesquisas que comprovem o resultado da leitura no funcionamento do cérebro?

Várias. Dentre elas, está uma realizada nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. Ao final, o estudo demonstrou que durante a leitura o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Ainda concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

Esse escritor que vos fala possui o hábito de ler, por vezes acabo abandonando meus livros, mas logo me esforço para voltar ao hábito. Possuo uma ampla prateleira de livros, além de manter leitura online. E você, quais são seus costumes, possui dificuldades ou tem alguma dica, compartilhe conosco abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *