Olha a cobra! É mentira! Olha o fim da dieta! É mentira!

Maçã do amor, pé de moleque, paçoca… Os doces em festas juninas são infinitos e os quitutes são calóricos e gordurosos. Mas muito do que é servido nas festas são até mesmo benéficos à saúde. Segundo a nutricionista Mirian Martinez, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando ingeridos moderadamente e com o preparo adequado, podem ser excelentes aliados da boa forma do corpo.

Foto Divulgação

A nutricionista fala que o principal problema está no modo como as comidas são preparadas e na quantidade ingerida (Convenhamos, isso a gente já sabe, é necessário moderar sempre). “O exagero desse tipo de alimento é o maior vilão das Festas Juninas”, diz. “O amendoim, por exemplo, é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Porém, uma porção de 100 g possui cerca de 600 calorias, mais gorduras”, revela.

De acordo com Mirian, a melhor forma de aproveitar estes benefícios sem extrapolar nas calorias e gorduras é experimentar de tudo, porém em pouca quantidade. “Você não precisa comer todos os quitutes em um só dia de Festa Junina. O resultado do exagero será o ganho de peso, aumento da glicemia, possível aumento da pressão arterial e todos os outros malefícios relacionados à alimentação não saudável”, alerta.

Com as escolhas corretas, as comidas de festa junina não significarão quilos a mais. É preciso aprender a equilibrar a alimentação, optando por alimentos saudáveis, o que é possível mesmo em comidas com cara de festa.

Confira uma lista de quitutes que podem ou não ser comidos:

Milho
Fonte de carboidratos, para dar energia para curtir a festança, o milho é saudável, rico em fibras e vitaminas e pobre em gorduras e possui apenas 130 calorias numa espiga pequena. Mas evite a manteiga, pois acrescenta muitas calorias desnecessárias, e pode até mesmo causar infecção alimentar.

Espetinhos
Escolha o espetinho de carne ou frango, pois linguiça contém muita gordura. Enquanto o frango e carne são ricos em proteínas, responsáveis pela renovação celular, pele e cabelo saudáveis, constituintes de hormônios e pelas células de defesa do organismo. Além de que carne assada tem bem menos gordura que uma frita, por exemplo.

Cachorro quente
Não consegue evitar o hot dog? Coma sem maionese, com uma unidade de salsicha (Afinal não é uma carne saudável). Ainda de preferência para o molho de tomate, vinagrete e saladas em geral. Ainda, se possível, evite as batatas fritas, batatas palhas, o catupiri, e aquela diversidade enorme de recheios.

Foto Divulgação

Pipoca
A pipoca é rica em fibras e pobre em vitaminas, mas pode ser um bom petisco, desde que seja na versão salgada.

Pinhão
É muito rico em carboidratos e em calorias, então não ultrapasse as 10 unidades, que já possuem cerca de 200 calorias.

Bolo de fubá
Um bolo simples (Sem cobertura, ok?) ideal como lanche ou sobremesa. Mas coma devagar aproveitando o sabor, assim ficará satisfeito comendo pouco.

Amendoim
Evite! Um pequeno punhado de amendoim tem uma quantidade imensa de calorias (cerca de 60 calorias). Ainda, o amendoim é muito rico em gorduras. E ainda mais gorduroso nas versões ou açucarado.

Outros doces típicos
– Paçoca (feita de açúcar com amendoim): cerca de 100 calorias por unidade.
– Pé de moleque: cerca de 90 em um quadrado pequeno.
– Pamonha: cerca de 200 calorias.
– Cocada: cerca de 400 calorias.
– Maçã do amor: extremamente rica em açúcar e corantes. Fuja enquanto há tempo, elas possuem cerca de 500 calorias por unidade.
– Quentão: O álcool costuma acrescentar muitas calorias (1gr de álcool possui 7 calorias). Além disso, costuma é preparado com bastante açúcar, ou seja, 1 copo pequeno tem quase 300 calorias.
Para substituir esses doces, escolha algo mais saudável, como os doces de batata, ou se contente com uma porção pequena de arroz doce (cerca de 60 calorias por colher de sopa). E para rebater as calorias consumidas na festa junina, não pense duas vezes antes de praticar exercícios. Fora isso, aproveite o arraiá: cante, dance, pule e brinque para gastar bastante as calorias!

Fonte: Bolsa de mulher, Personare e Minha Vida

Envie para nós uma foto da sua festa junina, adoraríamos compartilhar momentos de alegria! E quando for controlar o que está comendo, conte que leu essa matéria! Suas amigas(os) também merecem um corpo saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *