Cuidado com a empolgação nesse final de ano!

Manter a dieta durante as festas e viagens é praticamente impossível, mas se tomar os devidos cuidados dá para comer bem sem se preocupar com a balança! Confira as dicas!

Ceia de Natal

Final de ano é uma época difícil, com os amigos secretos, festas em famílias, viagens, etc. Todas essas confraternizações exigem disciplina e foco nas metas de emagrecimento para 2016. Diante de alimentos super calóricos e sazonais, os riscos de compulsão alimentar triplicam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Para não estragar a dieta e começar o ano com a barriguinha trincada, a nutricionista Dulcinéa Cardoso da Fonseca, do NutriCentro – Clínica de Nutricionistas, selecionou algumas dicas para você seguir dias antes das ceia e comemorar o final de ano sem culpa.

Cuidado com os perigosos “refrescantes” do verão
Cervejas, refrigerantes, sucos, caipirinhas, sorvetes e outras bebidas geladas parecem inocentes, mas contêm calorias que podem fazer a diferença na balança. Para matar a sede e hidratar, tome principalmente água (Veja as verdades sobre a água clicando aqui). Tomar água melhora a circulação, o sistema renal e elimina as toxinas.

Fuja de alimentos ou bebidas com açúcar e sal
No verão o corpo retém muito líquido (além do normal causado pela TPM). Oito em cada dez mulheres sofrem com o problema ocasionado pelo excesso de açúcar e sal, falta de exercícios físicos, uso de salto alto, desidratação, problemas renais e hormonais. Nesse caso, a drenagem linfática costuma agir de forma positiva contra o inchaço. De qualquer forma, vale a pena prevenir evitando os alimentos saturados no tempero!

Evite os produtos com farelos brancos
Pães, biscoitos, farinha de trigo e massas são carboidratos e, portanto, se consumido em excesso, geram compulsões alimentares e se tornam gordura no nosso organismo. Sobre a gordura nós já sabemos que é o maior vilão! Certo? Por isso dê preferência para os alimentos integrais. A diferença entre eles está nos nutrientes, fibras, vitaminas e minerais que são mantidos na segunda versão, proporcionando saciedade por mais tempo.

cake-pops-684163Cuidado com petiscos, couvert, aperitivos e sobremesas
Restaurantes e churrascos podem ser grandes aliados em uma dieta balanceada, visto que oferecem variedade de alimentos saudáveis pertencentes a todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, hortaliças, frutas e gorduras). Durante a ceia, cuidado com a supervalorização de alimentos e bebidas. Presentes, bom astral, companhia, bate-papo e outras coisas devem estar em primeiro lugar.

O ideal é ir previamente alimentado para o evento
Consumir um iogurte desnatado ou uma fruta antes do jantar ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos. Caso a estratégia não dê certo, invista em escolhas inteligentes para não afundar a dieta. Opte por alimentos menos prejudiciais à saúde: abuse da salada e coma bem pouquinho os alimentos que prefere, mantendo a disciplina com refrigerantes, vinhos, cervejas, frituras e doces.

Uma alimentação mais saudável nas semanas anteriores permite um docinho na noite de Natal
Durante todo o período de festas, abasteça a geladeira com verduras, legumes, frutas e alimentos que possam matar a vontade do doce. No final da ceia, é comum que as sobras dos alimentos sejam distribuídas entre os amigos e familiares. O ideal é aceitar a oferta apenas de saladas e alimentos mais saudáveis. Doces são os vilões da boa forma e devem passar longe da sua geladeira.

Exercícios físicos são a melhor forma de gastar energia
Além de inibir o apetite os exercícios queimam os quilinhos extras. Mesmo no calor, aposte em atividades moderadas e em horários mais frescos para se exercitar. Mas lembre-se, o suor excessivo faz com que o corpo perca mais água em menos tempo, então não esqueça de hidratar o corpo bebendo muita água. Para quem pretende experimentar os docinhos da ceia, invista pesado na malhação e aproveite a festa sem culpa.

Acelere o emagrecimento evitando o chocolate
Reserve a tentação para a Páscoa e, caso faça muita questão, consuma no máximo 20 gramas de chocolate com 50% ou mais de cacau apenas uma vez ao dia. Esqueça completamente as versões diet: apesar de poucas calorias, o índice de gordura costuma ser superior ao chocolate tradicional.

Quanto menos panetone, melhor
Apesar da tentação, passe longe dos panetones, eles realmente engordam muito! Prefira alimentos mais saudáveis e nutritivos e que também fazem parte do cenário natalino: castanhas, passas e  frutas como figo, uva, ameixa e damasco. Caso não consiga resistir, experimente as versões light sem abusos.

Não esqueça da dieta durante as viagens
Se os planos são viajar no final do ano, encare o passeio como um SPA e relaxe apenas a mente. Nada de abandonar a dieta e os exercícios físicos. Mantendo a disciplina e o foco nas metas. Você retornará ainda mais feliz do descanso e com pique total para o novo ano.

Conte para nós os seus planos para o final do ano! E a dieta, o que deu ou não deu certo em 2015? Tem algum conselho para 2016?

Fonte: corpoacorpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *