Couve: Vilã ou mocinha?

O consumo de couve ser saudável para o corpo humano simplesmente por ter as vantagens de um produto natural já é de conhecimento popular, porém a novidade é que se consumida de forma errada ela pode agredir seriamente a saúde do corpo humano.

 

download

Conhecida pelas famosas “dietas detox” e pelo tradicional suco de “couve com limão” a couve tem ganhado um certo destaque nas prateleiras dos mercados e frutarias. O seu consumo é usado sempre como um ato saudável e portanto feito sem um determinado controle. Tudo que se é consumido deve ser feito com moderação, mas falando sobre a couve em especial, os riscos do alto consumo agregam perigos como hipotireoidismo, problemas na digestão e até intoxicação alimentar. 

A couve possui uma substância chamada pró-goitrina e outra chamada tiocianato, a primeira ao ser ingerida pelo ser humano vira goitrina e essa substância é capaz de diminuir a liberação de hormônios pela glândula tireoide. A segunda diminui a absorção de iodo no corpo que também é importante para a saúde da tireoide. 

Segundo o nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, a couve pode causar o hipotireoidismo, mas apenas se consumida em grandes quantidades. Vale ressaltar que a ciência ainda não conseguiu grandes avanços ao comprovar tal fato. Mas existem outros riscos? Sim, o de intoxicação. A couve ainda é capaz de de armazenar grandes quantidades de um mineral chamado tálio, que normalmente fica no solo, é tóxico e pode causar fadiga e falta de concentração.

Se a couve pode causar tanto mal, devo interromper o seu consumo?

A resposta é não. Pois, de acordo com a própria pesquisa (Human & experimental toxicology) os riscos de desenvolver esse mal só surgem quando a couve for consumida em grande excesso. Ou seja, basta não comer todos os dias e em todas as refeições.

Outra dica é consumir o alimento sempre cozido, afinal cozer o alimento é capaz de diminuir a ação das substâncias que agem sobre a tireoide. Ainda, a couve é riquíssima em fibras, todo alimento muito rico em fibras fica mais tempo no sistema digestivo, gerando sensação de saciedade, isso pode até ser agradável em uma dieta, certo? Por outro lado, consumir muita fibra sem tomar boas quantidades de água pode causar prisão de ventre, isso porque a ausência de líquidos dificulta o trato digestivo. Para garantir que esse nutriente flua bem pelo organismo, o indicado é beber 2 litros de água por dia.

Suco de couve deve ser tomado com moderação

Outras dúvidas:

Comer couve todo dia faz mal?
Não, desde que haja moderação. Mas considere variar com outras hortaliças, de acordo com o nutricionista Gabriel Cairo o ideal é intercalar o consumo, assim você consumirá uma maior variedade de nutrientes.

Couve crua pode?
A couve crua mantém ativas as substâncias que agem sobre a tireoide e, por isso, é preciso mais cuidado para não exagerar no consumo. O suco verde, que leva couve, merece ainda mais atenção. Isso porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, portanto, mais pró-goitrina e tiocianato.

Fazer dieta usando a couve faz mal?
Toda dieta deve ser feita com cuidado, respeitando as orientações do profissional que lhe a orientou.

Fonte: bolsademulher.com

Gostou desse texto? Restou alguma dúvida? Tem alguma experiência ou algo a acrescentar? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *