Benefícios do Vinho

Inverno chegando, temperatura mais baixa e uma ótima opção de bebida é o vinho. Além de ser saboroso e promover bons momentos, o vinho traz diversos benefícios para a saúde e ajuda na prevenção de doenças, se consumido de regularmente e de forma moderada. Um copo por dia pode melhorar notavelmente o seu bem-estar.vinho

Listamos alguns dessas vantagens para você entender o que pode acontecer com o seu corpo ao tomar essa bebida.

Benefícios para os rins

Pesquisas mostraram bons resultado analisando consumo moderado e regular de vinho com as probabilidades de desenvolvimento de doença renal crônica (DRC). Além disso, combate infecções urinárias graças às suas propriedades antioxidantes e adstringentes que consegue evitar que as bactérias se adiram à bexiga ou rins e otimiza a filtração e depuração destes órgãos.

Proteção natural

Um escudo natural, é isso o que o vinho faz no organismo. Segundo pesquisas, basta uma taça diária para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causa uma série de doenças, como úlceras, gastrites, infecções e muitos tipos de câncer. Isso sem falar que o vinho é o único que não afeta o sistema imune!

Previne efeitos negativos do sedentarismo

Ingestão de um cálice de vinho por dia, pode ajudar a evitar o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, melhora os ossos e veias pois de acordo com estudos beber moderadamente, principalmente em idades mais maduras (a partir dos 40), fortalece os ossos, veias e artérias, prevenindo muitos problemas que podem surgir no futuro (como osteoporose e varizes).

Ajuda a perder peso

Dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é que tem menos calorias, se bebido moderadamente, claro. É também a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas. Estudo relata que pessoas que haviam consumido vinho nos últimos 30 dias, apresentavam menor tamanho abdominal pois ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura e ainda estimula as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos. O teor alcoólico do vinho – nem tão baixo quanto o de uma cerveja, nem tão alto quanto dos destilados – encoraja o corpo a queimar calorias por até 90 minutos depois de beber.

Pode melhorar desempenho físico

O vinho tinto é um dos alimentos que traz em sua composição um antioxidante natural que influi positivamente na melhora do desempenho físico, nas funções cardíacas e no sistema circulatório, o resveratrol. Ele pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Além de trazer um benefício a mais às pessoas com tendência a ter diabetes. Experimentos de laboratório da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim.

Ajuda o homem a viver mais

Uma pesquisa recente realizada na França comprovou que a bebida tem relação com menores taxas de mortalidade em homens.

Ajuda com a memória

O vinho ajuda a preservar a memória mesmo na terceira idade. De acordo com o setor médico da Universidade do Arizona, isso acontece porque o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados ao declínio de memória.

Calmante natural

Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção, mobilidade e paciência.

Melhora a visão

De acordo com estudos do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Udine, o vinho é a única bebida capaz de retardar a degeneração natural da visão. Beber moderadamente por anos deixa mais lenta a degeneração da retina e ainda previne os riscos de cegueira.

Aumenta o desejo e a satisfação sexual

Já falamos aqui no blog que o vinho é uma das substâncias afrodisíacas. Uma pesquisa publicada no The Journal of Sexual Medicine, realizada com 800 mulheres italianas, concluiu que quem consome duas taças de vinho por dia, apresenta aumento no nível de desejo e satisfação sexual. Isto acontece porque os compostos do vinho tinto aumentam o fluxo de sangue em áreas específicas do corpo.

Limpa nosso paladar

Tomar vinho tinto enquanto se come faz com que, graças às suas propriedades adstringentes, o sabor do alimento seja percebido de modo mais intenso. Já que o vinho reduz o sabor das gorduras, é bom para depois do consumo de carnes, pois dá uma sensação gratificante de “limpeza” na boca

Reduz o risco de câncer

O vinho tinto é um grande antioxidante. Um recurso natural capaz de bloquear, por exemplo, o crescimento das células responsáveis pelo câncer de mama ou pulmão. Uma de suas melhores propriedades é precisamente a ação que o resveratrol exerce na hora de impedir que o estrogênio cause problemas cancerígenos nas mulheres.images

São muitas as vantagens em consumir vinho, mas tudo isso funciona se for feito com moderação.

Fonte: Sobre Vinho; Sonoma; Melhor com saúde;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *