Seus amigos podem salvar sua vida

picnic-1208229Parece simples, e de fato é! Ter amigos é extremamente benéfico e pode ser um grande aliado da saúde. De acordo com pesquisas, as relações sociais podem trazer benefícios concretos para a saúde e o bem-estar físico.

Os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, analisaram dados de quatro pesquisas nacionais que, em conjunto, acompanharam a rotina dos participantes desde a adolescência até a velhice. Esses dados coletados continham informações sobre três dimensões das relações sociais: integração, suporte e tensão.

Utilizando os dados dessas pesquisas, comparados com fatores de risco de mortalidade: pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC) e níveis circulantes de proteína C-reativa — uma medida da inflamação sistêmica. A longo prazo, estes marcadores influenciam diretamente para o desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.

Os resultados encontrados reforçam a necessidade de medicos e profisisonais da saúde alertando as pessoas sobre a importância de manter vínculos sociais ao longo da vida. “Com base nestes resultados, incentivar adolescentes e jovens a construírem amplos relacionamentos habilidades de interação social deve ser tão importante quanto ter uma alimentação saudável e ser fisicamente ativo”, disse Yang Claire Yang, coautora do estudo. Reforçando ainda mais um tema recorrente em nosso blog, a importância da qualidade de vida.

Ainda, ter amigos faz bem à saúde pois eles, principalmente, combratem a solidão e proporcionam bem estar físico e emocional. Ainda, quem não tem amigos está mais propenso a sofrer de depressão, insônia, perda da capacidade cognitiva, Alzheimer e doenças do coração porque há um aumento no hormônio cortisol na corrente sanguínea, que com o passar do tempo facilita o surgimento destas mesmas doenças.

Ter boas amizades aumentam a sensação de ser integrado na sociedade e os momentos vividos com eles liberam serotonina na corrente sanguínea, que diminui a pressão arterial sendo benéfico para a saúde do coração, melhora do sono e diminuição o risco de depressão.

Conheça os principais motivos para ter um amigo como aliado para maior qualidade de vida

– Como já falado anteriormente, há uma melhora geral na saúde. Durante um estudo, cientistas concluíram que pessoas idosas com um amplo círculo de amigos tem 22% menos chance de morrer do que os indivíduos com poucos amigos. Ainda, fortes laços de amizade fortalecem a saúde cerebral conforme envelhecemos.

– Algumas outras pesquisas mostraram que os homens podem se beneficiar também, onde foi comprovado que a falta de amizade é tão perigosa quanto fumar, quando se trata dos riscos de sofrer um ataque cardíaco.

– Além de uma recuperação mais rápida. Cientistas mostraram que o nosso bem-estar social pode determinar se vamos ter uma recuperação rápida ou demorada de ferimentos mais graves ou mesmo de uma cirurgia.

– O corpo adquire imunidade muito mais ampla. Pessoas com menos são duas vezes mais propensas a contrair gripes e resfriados.

– Força para lutar contra doenças mais graves. Em 2006, um estudo sobre câncer de mama, mostrou que mulheres sem amigos próximas tinham quatro vezes mais chances de morrer da doença do que as que possuíam um circulo amplo de amizade. Nesse estudo, a própria presença do cônjuge não foi associada à sobrevivência.

best-friends-1425552– A proximidade importa, afinal um amigo que vive na sua vizinhança terá mais influência no seu bem-estar do que outro que more há quilômetros de distância. Até mesmo o bem-estar do seu vizinho tem impacto na sua saúde, portanto, atenção às pessoas que moram ao seu redor.

– Crie laços no trabalho. Um estudo revelou que apenas 30% dos empregados possuem um grande amigo no escritório. A produtividade destes é muito maior.

– Nós devemos interagir com outras pessoas por pelo menos seis horas por dia. Esse contato aumenta a sensação de bem estar e diminui preocupações e o estresse. Aqui, a dica é puxar papo no café, no ponto de ônibus, nas minimas oportunidades! Nao custa tentar! Ou então, aproveite as redes sociais para manter contato com os amigos mais intimos.

Para construir uma boa amizade é preciso que haja comunicação, tempo juntos, interesse por coisas semelhantes e disponibilidade para ajudar o outro no que for preciso. E lembre-se: O benefício que a amizade pode trazer para a saúde não depende da quantidade de amigos que se tem, mas sim da sua qualidade.

Fonte: Tua Saúde, Saúde Terra e Veja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *